No início da noite de ontem (11) o Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos de Campos (Siprosep) instaurou Estado de Greve a partir da próxima terça-feira (16). A decisão ocorreu após deliberação em Assembleia Geral Extraordinária para tratar do dissídio coletivo.
A presidenta Elaine Leão falou sobre o descaso do governo com os aposentado e relatou que o o Executivo não cumpriu com os acordos da última mesa de negociação que ocorreu em setembro de 2023. Diante disso, e do descaso do governo com as demandas dos servidores, os trabalhadores em assembleia definiram uma agenda de luta, e o Estado de Greve. A primeira ação nas ruas acontecerá no dia 25 deste mês, caso o governo não cumpra com o acordado.
Entre solicitações e acordos não cumpridos estão: O aumento do teto para o recebimento do auxílio-alimentação e do vale-transporte; a regularização do decreto 272/2022 para que servidores não recebam – em seu salário-base – menos de um salário mínimo no padrão A; a redução das perdas inflacionária acumuladas; e o pagamento da complementação previdenciária.
Foi deliberada também a realização de denúncias ao Ministério Público e à Câmara Municipal sobre as vagas de médicos e exames na saúde básica.