Obras com potenciais para gerar reflexão sobre como pessoas negras são retratadas na arte estarão expostas, de 20 de abril e primeiro de junho, na Exposição Nuances, composta por artistas de Campos dos Goytacazes (RJ). O projeto inédito, realizado por meio da Lei Paulo Gustavo.
A entrada será franca, por iniciativa do ateliê de Matheus Crespo (Rua Barão da Lagoa Dourada, nº 212 – Centro). Quatro artistas negros (Matheus Crespo, Agnis Nogueira, Pablo Malafaia e Kellem Monteiro) estão envolvidos, com 21 obras. “A mostra apresenta uma multiplicidade dos trabalhos artísticos, com diversas técnicas, estéticas e narrativas”, assinala Matheus.
Serão apresentadas as raízes como forma de tecnologia de comunicação, conexão e transmissão, trazendo contrapontos entre o humano e a natureza. Segundo o expositor: “Kellem apresenta uma coletânea de obras criadas a partir de fotografias, retratando familiares e pessoas comuns do seu bairro, como obras de arte”.
Matheus resume que “Nuances” apresenta a potência dos artistas, que colocam as pessoas negras em um lugar de destaque, valor, dignidade e beleza: “O que embasa todo o processo artístico da mostra é a busca por uma conexão ancestral, que sirva de cura para as mazelas provocadas pelo racismo. Nós artistas negros estamos sempre em busca de encontrar formas de expressar essa conexão”, enfatiza.
A gestora do projeto, Anna Franchesca, realça que a exposição acontece por meio da Lei Paulo Gustavo, criada para incentivar a cultura, e é promovida pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Também leva oficinas gratuitas para alunos do Liceu de Humanidade de Campos.
“Quando nós levamos o artista à escola estamos mostrando para àquelas crianças e adolescentes que é possível compreender o campo das artes como uma profissão”, reforça Anna Franchesca concluindo: “Além disso, temos a oportunidade de criar essa aproximação, porque, geralmente, a desigualdade social não permite que essas crianças acessem esses lugares”.
Com informações de O Dia e assessoria