brasil

Leonardo se defende após ‘Lista Suja’ do trabalho escravo: “É um equívoco grande”

O cantor sertanejo Leonardo foi incluído na recente atualização da “Lista Suja” de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão. A relação foi divulgada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego; a Fazenda Talismã, de propriedade do cantor, aparece com o registro de seis trabalhadores envolvidos. “Há um equívoco muito grande sobre a minha pessoa. O Brasil inteiro me conhece, sabe a pessoa que sou”, disse o cantor.

Dormitórios precários, com camas improvisadas, sem banheiros e água tratada, abrigavam os trabalhadores da fazenda do cantor Leonardo, denunciada em uma fiscalização de trabalho análogo à escravidão. O cantor alega que o local em que o grupo de trabalhadores foi resgatado está arrendado para outra pessoa.

Um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foi acessado pelo g1, descreve os detalhes dos alojamentos, que tinham ainda infestação de morcegos e fezes.

O cantor Leonardo foi incluído na chamada “lista suja” do trabalho escravo na segunda-feira (7). Seis trabalhadores, entre eles um adolescente de 17 anos, foram resgatados em uma fazenda em Jussara (GO). Ao todo, 18 pessoas trabalhavam na propriedade.

Os funcionários que foram resgatados dormiam em uma casa abandonada, que fica localizada a uma distância de 2 quilômetros da sede da Fazenda Lakanka. Por estar sem manutenção e com telhas deslocadas, a água da chuva molhava o interior, chegando a molhar pertences dos trabalhadores.

A fazenda Lakanka fica em área contígua a fazenda Talismã, avaliada em R$ 60 milhões. As duas fazendas fazem parte do mesmo conjunto de operações agrícolas.

Contudo, a parte em que os trabalhadores resgatados estavam fica na na Fazenda Lakanka, que está arrendada para outra pessoa. Arrendamento é quando o proprietário de um local cede o espaço para uso de outra pessoa mediante um pagamento.

Ainda que a área estivesse arrendada, o relatório do MTE traz o nome do cantor Leonardo porque os trabalhadores estariam prestando serviços para ele, ainda que de forma indireta.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

brasil

Arqueólogos reagem à existência de Ratanabá nas redes sociais

Uma suposta civilização antiga se tornou destaque nas redes sociais. A cidade perdida de Ratanabá foi alvo de diversas teorias
brasil

Ministro Alexandre de Moraes é eleito para o TSE

O ministro Alexandre de Moraes foi eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ele vai tomar posse em 16 de agosto