O ponto de ônibus localizado na Avenida 28 de Março, em uma das calçadas do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura de Campos, recebeu, neste sábado (27), a penúltima pintura do edital “Culture, Campos: Graffiti – Cultura nas Ruas”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A obra do grafiteiro Andinho (IDE!) retratou o artista plástico João de Oliveira, falecido em 2021, aos 65 anos.
Em seu desenho, Andinho retratou o rosto de João de Oliveira, com o sorriso que era uma de suas marcas, tendo o fundo inspirado nas pinturas indígenas que eram a especialidade do artista, conhecido como “João do Índio”, por décadas.
“João será uma eterna referência para os artistas de rua. Ele sempre valorizou e incentivou o movimento do Graffiti, no município. A homenagem é mais do que merecida e, por isso, escrevi, no desenho, obrigado, como forma de registrar nossa gratidão pelo legado do mestre das pinturas”, explicou Andinho.
“Sempre admirei o trabalho do saudoso João de Oliveira e, em diversas ocasiões, abri o espaço do foyer do Teatro Municipal Trianon para que ele pudesse expor suas grandiosas criações, sempre tão cheias de cor e alegria. Ver a nova geração reverenciando João, nos mostra que sua obra permanece viva e sempre será referência”, observa a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
SOBRE O PROJETO – O edital publicado no Diário Oficial em 20/12/2022, promoveu a seleção de 30 projetos de artistas que farão suas artes urbanas em diversos pontos de ônibus/abrigo de passageiros, transformando-se em pontos turísticos do município. Idealizado pelo prefeito Wladimir Garotinho, o projeto é fruto de parceria da FCJOL com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).