Acontece nesta segunda-feira (23), em Campos, mais um ato em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol). O caminhada começa às 17h na Rodoviária Roberto Silveira com militantes do Psol e de partidos de esquerda. O evento termina no Sindicato da Cedae, na às 18h com a presença de entidades de classe e sindicatos.
Glauber tem realizado em todo o estado do Rio, diversos atos em defesa do seu mandato, que corre o risco de ser cassado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é o articulador do processo para cassar o mandato do deputado do Psol.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 11 de setembro, por 10 votos a 2, o prosseguimento da representação do Partido Novo contra Glauber Braga.
O deputado do Psol é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara, no dia 16 de abril, com empurrões, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, que participava de manifestação organizada por bolsonaristas de motoristas de aplicativo durante o debate de proposta que regulamenta a profissão (PL 12/24), projeto proposto pelo governo Lula para garantir direitos para estes trabalhadores, como aposentadoria e licença em casos de acidentes do trabalho pelo INSS.
Num histórico do Parlamento brasileiro em que é comum confusões e até agressões, os defensores do mandato de Glauber acusam o bolsonarista Arthur Lira de retaliação porque o deputado fluminense é um dos mais aguerridos e corajosos parlamentares em defesa da democracia e que denuncia as arbitrariedades da extrema-direita fascista e o fisiologismo corrupto e fisiológico do Centrão, além de enfrentar sem medo o bolsonarismo miliciano.