A constatação dos casos de soroconversão para hepatite C de nove pacientes de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes (RJ), na última terça-feira (25), caracteriza um surto da doença no setor do hospital.
A constatação foi oficializada nesta sexta-feira (28), por iniciativa da Secretaria de Saúde do Município, que após ter tomado conhecimento da situação, acionou as equipes de Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Atenção Básica e a Vigilância Sanitária do município. O caso foi levado ao conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, que enviou uma equipe a Campos, nesta sexta.
A direção da Santa Casa afirma, por meio da sua rede social, que os pacientes não foram positivados no hospital; que os exames só deram negativo na chegada deles, “porque o tempo em que o vírus da hepatite C fica circulando no organismo sem aparecer para exames é de até sete semanas.
O diretor Cleber Glória afirma que tão logo os pacientes foram positivados na Santa Casa, houve o comunicado às instâncias de saúde municipal e estadual. A Secretaria de Saúde de Campos confirma e expõe as providências adotadas em conjunto com o mesmo órgão estadual, que contrariam os argumentos do diretor.
Após a visita técnica da equipe dos setores de Vigilância em Saúde do Estado, juntamente com profissionais dos mesmos departamentos de Campos, nesta sexta-feira, houve a decisão em conjunto pela interrupção do setor de hemodiálise da Santa Casa.
Fonte: O Dia
Foto: Divulgação