Com o crescimento de 2,9% do PIB (Produto Interno Bruto), o Brasil saltou duas posições e se tornou a nona economia do mundo. O PIB é o resultado da soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país. O Brasil ultrapassou a Rússia e o Canadá no ranking das maiores economias mundiais, feito que havia sido projetado em novembro de 2023 pela consultoria Austin Ratings.
Entre as nações do G20 – grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana – o Brasil conquistou a marca de 6º maior crescimento, à frente dos Estados Unidos e da França e atrás de países emergentes, como China, Índia e México.
A economia brasileira foi impulsionada pelo resultado recorde da agropecuária, setor que teve alta de 15% na comparação com o ano retrasado. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o FMI, até 2026 o país pode subir uma posição e tornar-se a oitava maior economia do planeta, com PIB estimado em US$ 2,476 trilhões.
Com informações da Agência Brasil